A disciplina de Educação Física é responsável por tematizar às práticas da cultura corporal, sejam esportes, brincadeiras, ginásticas, danças e as lutas.
Isso significa que na escola, a Educação Física proporciona aos estudantes momentos de análises críticas e reconstruções dessas práticas culturais.
Foi com base nesse pressuposto que projetamos o trabalho com lutas para os estudantes do 7º ano.
Para vivenciar as lutas no espaço escolar é necessário que façamos uma leitura da sua ocorrência social, isto é, como essa prática aparece na sociedade e, posteriormente, refletir sobre como podemos ressignificá-la no ambiente escolar para que as vivências sejam prazerosas e seguras para todos.
Assim procedemos com os estudantes do 7º ano durante o trabalho com as lutas de origem oriental. Judô, Caratê e Kendô foram algumas lutas que os estudantes conheceram e vivenciaram a sua prática ressignificada.
Durante o estudo, foi fundamental a contribuição dos estudantes do 7º ano que praticam algumas dessas lutas em espaços fora da escola. Jean e Saymon puderam socializar ao restante do grupo o que eram os Katas no caratê. Dessa forma, legitimamos os conhecimentos dos estudantes e os colocamos em posição central no processo de aprendizagem.
Confiram as fotos!
[gallery ids="4992,4993,4994,4995,4996"]