Localizado no Jardim São Luís, Zona Sul de São Paulo, o Colégio Franciscano Santa Isabel recebeu este nome em honra a vida, virtuosa de Santa Isabel da Hungria, seu testemunho, sua dedicação à oração, penitência, assistência aos pobres e acolhimento às famílias em situação de vulnerabilidade.
Santa Isabel ingressou na ORDEM TERCEIRA de São Francisco de Assis, consagrando-se inteiramente a Deus e ao serviço aos doentes. Tornou- se uma mulher generosa, amada e reverenciada por todos, viveu intensamente a experiência de Deus.
Em 2007, na celebração jubilosa da ação de graças por seus 800 anos de história, a Associação Cultura Franciscana (ACF) iniciou o Colégio Franciscano Santa Isabel a partir de uma Unidade da Rede Estadual de Educação de São Paulo.
A Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt está, nesta comunidade, anunciando a missão de “seguir a Jesus Cristo crucificado, pobre e misericordioso, promovendo e restaurando a vida” sendo Irmãs de todos, para transformar o VALE DE LÁGRIMAS em VALE DE GRAÇAS, através da educação, e do acolhimento, viabilizando a formação do Ser Humano como cidadão crítico e construtivo.
No dia 19 de janeiro de 2008, o Colégio Franciscano Santa Isabel recebeu autorização de funcionamento para Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), dando início às suas atividades. Em 2009, com a construção do novo prédio, oferecendo os diferenciais para o acolhimento dos estudantes, o Colégio recebeu autorização para o funcionamento do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). O Ensino Médio chega a partir de 2016, buscando através do conhecimento a transformação das condições de vida e a ampliação das capacidades, das potencialidades e dos sentidos humanos. Em 2022, teve início a implementação do Novo Ensino Médio no colégio, fator que tem demonstrado e encorajado as competências e habilidades que impulsionam o protagonismo juvenil.
Jardim São Luís
O Colégio Franciscano Santa Isabel está localizado no distrito do Jardim São Luís, pertencente à região do M’Boi Mirim, Zona Sul da cidade de São Paulo.
Segundo o Censo de 2010, o distrito Jardim São Luís era o 6° mais populoso da cidade de São Paulo, com uma população de 267.861 habitantes.
Entre as subprefeituras de São Paulo, a região do M´Boi Mirim tem o terceiro maior índice de homicídio de jovens do sexo masculino de 15 a 29 anos, por cem mil habitantes dessa faixa etária e sexo, segundo dados do Observatório do Cidadão (2015). E já foi considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a região urbana mais violenta do mundo.
A região detém o 2º e o 3º maiores índices de abandono escolar no Ensino Médio e Fundamental, respectivamente. Também configura o 2º pior índice de nascimentos de bebês com baixo peso entre as subprefeituras do município, de acordo com o observatório.
Indicadores da região do Jardim São Luís:
- 80% das famílias têm renda mensal de até R$ 722,00.
- 25% das moradias não têm serviços de saneamento básico;
- Na maioria das famílias, a mãe solo e a única provedora;
- Há um elevado índice de violência doméstica;
- 17% dos moradores estão em áreas de alto ou muito alto IPVS (Índice Paulista de Vulnerabilidade Social);
- Acervo público de livros infanto-juvenis: zero livro por habitante de 7 a 14 anos.
No entanto, nos últimos anos, o Jardim São Luís se destaca também por iniciativas culturais e sociais, idealizadas e/ou executadas por seus próprios habitantes. São exemplos a Fundação Julita, o Centro Cultural Monte Azul, Rede Empreendedora São Luís – Feito na Quebrada, Fábrica de Cultura, Gastronomia Periférica, Projeto Viela, etc. Portanto, nossa escola também faz parte deste contexto de potência cultural.
Em 2008, o Colégio Franciscano Santa Isabel foi inaugurado. Tornou-se rapidamente conhecido e reconhecido por sua atuação de qualidade; em consequência, mobiliza grande procura por parte dos moradores do entorno e das organizações sociais locais que necessitam de atendimento para crianças e adolescentes.
Os estudantes do Colégio Franciscano Santa Isabel são residentes dos bairros do Jd. São Luís e adjacências. Em relação à situação socioeconômica, as famílias das crianças atendidas, em sua maioria, têm acesso restrito à renda e aos serviços públicos. O Colégio Franciscano Santa Isabel e sua mantenedora, a ACF, batalham para manter o oferecimento de ensino de qualidade gratuito, por meio de bolsas de estudos concedida mediante a análise da Assistência Social da instituição.
Fontes: Rede Nossa São Paulo, Observatório Cidadão, Programa Cidades Sustentáveis.