Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Franciscano Santa Isabel, foram desafiados a representar o tratamento de água através de maquetes. Após o estudo detalhado das características físicas e químicas da água, como estados físicos e transformações físicas, os estudantes deveriam representar na maquete fontes naturais de água e o tratamento dado a ela antes do consumo humano.
Os estudantes foram divididos em grupos, pesquisaram as etapas de tratamento de água, escolheram os materiais a serem utilizados e se empenharam na construção das maquetes.
O resultado ao final das etapas, foram maquetes altamente representativas dos sistemas de tratamento de água, com maquetes simulando de modo real as etapas de tratamento. Alguns grupos demonstraram processos como a coagulação e floculação utilizando sulfato de alumínio, a filtração através de filtros naturais com camadas de sedimentos de diversos tamanhos e carvão ativado, e até mesmo utilizaram teorias trabalhadas em aula como o princípio dos vasos comunicantes.
Atividades como essa só reforçam que a prática em sala de aula ajuda na construção do conhecimento por parte dos nossos estudantes e torna o ensino mais atrativo.
[gallery ids="5224,5225,5226,5227,5228,5229,5230,5231"]